Cambridge

Em 2010 eu estava querendo fazer uma viagem mais longa (até então só tinha ido até a Argentina), mas não achava companhia pra viajar comigo. Então resolvi fazer um intercâmbio. Já tinha me formado em inglês, lia, entendia, mas era meio travada pra falar; então resolvi unir o útil ao agradável. Conhecer a Inglaterra e destravar a língua.

E por que a Inglaterra e não os Estados Unidos? Elementar, meus caros. A Inglaterra fica na Europa, o Velho Mundo. É a terra da rainha Elizabeth II, do Harry Potter, dos Beatles. Tem castelos medievais e prédios incrivelmente modernos. Tem comida de todos os lugares do mundo. Tem gente de todos os lugares do mundo. Além disso o sotaque britânico, sexy and posh, é bem mais bonito que o americano.

Inicialmente pensei em ficar em Londres, mas , além de ficar ligeiramente mais barato que Londres, fiquei curiosa quando li sobre Cambridge. Uma cidade a 80 km da Capital, com pouco mais de 120.000 habitantes, sendo mais de 20.000 estudantes. E a menos de uma hora de trem de Londres. Pra que melhor?

Eu queria ficar em alojamento para estudantes, mas como não havia mais vagas acabei optando por ficar em casa de família mesmo. E tive a maior sorte. Fiquei na casa de uma senhora fofa, cozinheira aposentada (todo jantar era uma comida diferente), que gostava de conversar e tomar chá com leite. Mais inglesa, impossível.

10
Jardim interno de um dos vários colleges de Cambridge

Cambridge tem uma das universidades mais antigas do mundo e a segunda mais antiga da Inglaterra. Ela (a universidade) fui fundada no século 13, 300 anos antes do Brasil nascer. Em Cambridge existem 31 colleges, ou campus universitários. Então fica praticamente impossível conhecer todos, mesmo porque alguns deles não abrem pra visitação. Mas os mais famosos, como o King’s College e o Trinity’s College, abrem em horários e dias específicos.

13
Trinity’s College, onde Isaac Newton estudou
12
Macieira descendente daquela em que Isaac Newton descansava, quando caiu uma maçã do seu lado. Não foi na cabeça!

Além dos vários colleges, Cambridge é uma cidade bem gostosa de passear. Tem pubs e cafeterias charmosos, um centrinho lindo e até algumas baladinhas interessantes. Fui algumas vezes ao Ballare e adorei! Além disso tem o Fitzwilliam Museum, onde tem obras de diversos artistas famosos, inclusive um Van Gogh maravilhoso!

vincent-van-gogh-autumn-landscape
Paisagem do Outono, de Van Gogh – óleo sobre tela, 1885

No verão, as pessoas costumam fazer puting, que nada mais é do que andar numa gôndola comandada por um dos milhares de estudantes da cidade sobre o rio Cam. Eu fui no outono e, apesar de ter diversas pessoas fazendo puting, não foi dessa vez que tive coragem de subir numa gôndola. E se  aquele barquinho virasse e eu caísse na água gelada? Mas quem andou garante que é uma delícia!

E sendo uma cidade relativamente pequena, dá pra conhecer Cambridge em uns dois dias. A cidade é toda plana e você pode alugar uma bicicleta ou bater perna mesmo. Se você gosta de um friozinho, vá no outono. Eu fui em outubro e a temperatura variava de 13° a 14° no início do mês e ficou entre 3° e 5º mais pro final. Delícia!

21
Rio Cam. Olha o puting lá embaixo! E que cara de cansada essa minha!

Abaixo mais umas fotinhos.

11
Round Church, igreja anglicana no centro da cidade
agora-the-copper-kettle
Uma das muitas cafeterias fofas da cidade
4053026_5ecb8752
Esse pub fica pertinho da casa que morei. Fui jantar lá umas duas vezes.
19
Outono
18
Centro de Cambridge

Eu simplesmente amei Cambridge. Além de conhecer essa cidade super fofa e conseguir destravar a língua (yes!), conheci gente de várias partes de mundo. Na minha sala tinha pessoas da Itália, da Colômbia, do México, da Espanha, da França, da Tailândia, do Japão, ufa! Fiz amigos de vários lugares, inclusive fora da sala, onde conheci pessoas da Eslováquia, Alemanha e até do Brasil.

Voltei duas outras vezes à Inglaterra depois dessa deliciosa aventura, porém infelizmente não deu pra ir em Cambridge. Mas um dia eu volto lá. Cambridge, wait for me!

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Uma consideração sobre “Cambridge”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s