Cormoran Strike

 

Mesmo quem nunca leu um livro dela, já deve ter ouvido falar de J. K. Rowling, a autora do famoso bruxinho Harry Potter. Com suas histórias fascinantes e escrita bem elaborada, ela se tornou uma das autoras mais queridas no mundo.

Sob o pseudônimo de Robert Galbraith, Rowling elaborou uma outra série, dessa vez adulta. Cormoran Strike é um detetive, filho ilegítimo de um rock star com uma groupie, que perdeu parte da perna na guerra do Afeganistão, está completamente falido e sua vida amorosa vai de mal a pior. Por tudo isso é um personagem interessantíssimo.

No primeiro livro, O Chamado do Cuco, Strike está morando no escritório, já que a ex-noiva o abandonou, e está quase sem esperança de melhorar a situação financeira quando um homem resolve contratá-lo para reabrir o caso de sua irmã, a famosa modelo Lula Landry, que cometera suicídio três meses antes. John Bristow, o irmão da modelo, não acredita que ela tenha se suicidado e sim, assassinada. Cormoran contrata Robin Ellacott para ser sua assistente por uma semana, mas a jovem se torna tão competente que ele decide ficar com ela não só como secretária, mas para ajudá-lo a investigar os casos.

No segundo livro, O Bicho-da-Seda, Strike já é um detetive famoso, por ter desvendado o mistério da morte da modelo Lula Landry. Ele é então contratado pela esposa do escritor Owen Quine, que desaparecera há alguns dias. Inicialmente a Sra. Quine pede ao detetive apenas que encontre e leve o marido para casa, já que ele costuma desaparecer quando quer se concentrar num livro. Mas quanto mais Strike investiga o caso, mais complicado ele fica. Quando Owen Quine é encontrado brutalmente assassinado, o detetive corre contra o tempo para encontrar o assassino antes que ele arruíne mais vidas.

No terceiro e melhor livro, na minha opinião, um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, a secretária-assistente de Strike. Ela fica horrorizada ao descobrir que nele tem a perna decepada de uma mulher. O detetive acha que mandaram essa perna como um aviso de que coisas piores estarão por acontecer. Ele tem quatro suspeitos, que fazem parte do seu passado e que são capazes de tamanha brutalidade. Mais uma vez ele e Robin têm que correr contra o tempo para encontrar o assassino. Vocação Para o Mal é o livro mais complexo dos três e o mais interessante por abordar um tema bastante atual. O abuso e maus tratos a  mulheres.

J. K. Rowling é uma excelente escritora, que não deixa escapar qualquer detalhe. Algo  que poderia passar desapercebido num capítulo, fará total sentido em outro. A narrativa é fluida e os personagens bem elaborados. Em cada um dos livros o leitor descobre um pouco mais sobre eles. Rowling quer fazer mais seis livros sobre o detetive e o quarto está previsto para ser lançado este ano, sob o título de Lethal White. A tradução literal seria Branco Letal, mas ainda não se sabe como ficará o título no Brasil.

A BBC One resolveu adaptar os livros para a televisão. A série já começou a ser gravada e terá o nome do detetive, Cormoran Strike. Para os papéis de Strike e Robin, foram contratados os atores Tom Burke, da série The Musketeers, e Holliday Grainger, de The Borgias. Inicialmente estranhei a contratação do ator, por ser completamente diferente da descrição de Cormoran Strike, mas como gosto muito do Tom Burke, acredito que vou acabar me acostumando. O lançamento da série está previsto para o segundo semestre de 2017 e mal posso esperar para assistir.

Se você gosta de intrigantes histórias de detetives, não vai se arrepender em ler essa série.

 

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s