Lion – Uma Jornada Para Casa

lion

Lion, o primeiro longa dirigido por Garth Davis, conta a história real de Saroo Brierley, interpretado na infância pelo fofíssimo Sunny Pawar,  e na fase adulta pelo não menos fofo Dev Patel, de Quem Quer Ser um Milionário? . O ator, antes bem franzino, passou meses se exercitando para ganhar músculos para o papel.

O pequeno Saroo, de 5 anos, vive numa vila em Khandwa, na Índia, com sua mãe, seu irmão mais velho e sua irmãzinha. Ele e o irmão Guddu roubam carvão de trens de carga para trocar por leite e comida, já que são bem pobres. Um dia Guddu sai muito cedo para mais um desses trabalhos e Saroo insiste em ir com ele, mesmo sendo muito cedo. Guddu cede e os dois vão parar em uma estação de trem onde Saroo, vencido pelo sono, acaba dormindo num banco. Ao acordar não encontra seu irmão e entra num trem, onde acaba adormecendo novamente. O trem viaja por mais de 1000 km e pára em Calcutá. Saroo tenta em vão voltar para casa, mas ele não entende bengali, a língua local. Depois de algum tempo vivendo nas ruas ele é encontrado por um rapaz que o leva à polícia e de lá Saroo vai para um orfanato. Depois de meses sem sucesso procurando a família de Saroo, uma assistente social encontra um casal australiano que o adota. Apesar de se adaptar aos novos pais, interpretados por Nicole Kidman e David Wenham, Saroo nunca esqueceu sua família. 20 anos depois ele vai estudar hotelaria em Melbourne e lá conhece Lucy (Rooney Mara), que passa a ser sua namorada. Depois de conhecer outros indianos ele decide procurar sua família.

Lion um filme para se emocionar e Dev Patel está bem diferente dos papéis que costuma interpretar, onde geralmente faz um rapaz alto astral. Ele está bem introspectivo no papel e consegue transmitir angustia, por não saber o que aconteceu a sua família biológica.

Lion recebeu seis indicações para o Oscar, incluindo ator coadjuvante para Dev Patel e atriz coadjuvante para Nicole Kidman. Embora tenha saído da premiação sem a estatueta, o filme ganhou o BAFTA, por melhor roteiro adaptado e Patel por melhor ator coadjuvante.

Mais de 80.000 crianças desaparecem na Índia todos os anos. A fundação #LionHeart foi lançada em colaboração com as produtoras do filme para fornecer apoio financeiro para as crianças que vivem nas ruas da Índia.

Lion está disponível na Netflix.

 

 

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Uma consideração sobre “Lion – Uma Jornada Para Casa”

Deixe um comentário