Dunkirk

Dunkirk-1

Você já teve a sensação de estar dentro de um filme? Dunkirk, filme do aclamado diretor Christopher Nolan, passa a sensação angustiante de estar no meio de uma guerra tentando sobreviver.

O filme mostra a retirada de quase 340.000 de soldados britânicos encurralados na praia de Dunquerque, norte da França, em 1940, a chamada Operação Dínamo, quando a única chance deles era tentar atravessar o Canal da Mancha e chegar à Inglaterra, tarefa que se tornou quase impossível devido aos ataques do exército alemão. O esforço conjunto do então Primeiro Ministro britânico Winston Churchill com cidadãos comuns, com seus barcos de pesca e passeio, conseguiram levar esses combatentes de volta para casa.

O filme conta com um elenco de ótimos atores como, Kenneth Brannagh, Mark Rylance e Tom Hardy, mas não há um único protagonista. Ou melhor, a protagonista do filme é a própria guerra, fria, seca e desesperadora.

Nolan optou por contar a história através de três momentos e lugares diferentes. Por terra (com duração de uma semana), por mar (com duração de um dia) e pelo ar (com duração de uma hora). No final do filme esses três momentos se entrelaçam de forma memorável.

Não há quase sangue e nenhuma grande batalha, pois o filme não é sobre heroísmo. Dunkirk consegue capturar magistralmente os sentimentos de agonia, medo, incerteza e derrota que os soldados passam. E o medo da morte iminente a cada tiro de metralhadora  ou cada visão dos aviões inimigos, e a vontade de voltar pra casa a todo custo.

Esse foi provavelmente o filme mais angustiante que já vi na vida. Me peguei em vários momentos com a respiração suspensa e o coração aos pulos. Além do tema em si, a Segunda Grande Guerra; a fotografia desolada e a fantástica trilha sonora de Hans Zimmer contribuíram pra isso.

Embora eu adore assistir a filmes em casa também, esse é um filme para assistir na telona. Não sou de fazer previsões, mas acredito que o filme ganhará o Oscar por trilha sonora e fotografia. No mínimo.

Assista. Vale muito a pena. Num cinema perto de você.

 

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Uma consideração sobre “Dunkirk”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s