Eu tive vontade de ler esse livro após ver a resenha numa conta que sigo no Instagram. A primeira coisa que me chamou atenção foi o fato de a história se passar em Florença, uma das minhas cidades preferidas no mundo. E depois acabei gostando muito da sinopse.
Lina é uma adolescente norte americana que, depois da morte da mãe, realiza o último pedido dela: ir até a Itália para conhecer o pai. Apesar dele morar na deslumbrante Toscana, de toda beleza de Florença e das comidas maravilhosas, tudo que Lina quer é ir embora. Ela começa a mudar de ideia quando recebe um diário escrito pela mãe dela, que conta uma misteriosa história de amor que pode explicar suas próprias origens. Alem disso ela conhece Lorenzzo e Thomas, dois garotos que vão balançar o coração da menina.
Lina é meio chatinha no começo da história, mas vai amadurecendo e se tornando bem mais simpática. Howard (o pai) é um dos personagens mais interessantes e ele e Ren, o amigo fofo, vão ajudá-la a lidar com a perda e a saudade da mãe.
Amor e Gelato é um livro escrito para adolescentes e jovens adultos, mas é delicioso de ler mesmo pra quem já passou dos 30 anos. É daqueles livros que você devora num fim de semana e termina a história com um sorriso no rosto. E uma vontade enorme de tomar um gelato.
Um pequeno spoiler: depois de experimentar vários gelatos, o preferido de Lina acaba sendo o de stracciatella, que nada mais é que sorvete de flocos. Delicioso, mas tem melhores em minha opinião. Nas duas vezes que estive na Itália, experimentei alguns sabores inusitados, como pera com gorgonzola e azeitona com queijo (sério!). Muito bons, mas meus preferidos são os de pistacchio (pistache) e nocciola (avelã). Não deixem de provar quando forem à Itália.
Pra ler saboreando um gelato. 😉