Ainda Estou Aqui

 

ainda-estou-aqui

Quando eu era estudante, sempre gostei mais de História Medieval (vai ver é por isso que amo a Europa) do que História do Brasil. Só depois que saí da escola fui me interessar pela história do nosso país. E como filha da ditadura, me interessei mais pela nossa história recente, que teve inicio em 1964, com o golpe militar e só terminou em 1985, quando José Sarney assumiu a presidência depois de 21 anos de Ditadura Militar.

Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva (Feliz Ano Velho), é um livro de memórias. Um relato emocionante que fala de sua infância feliz intercalada pelas lembranças da prisão e assassinato (que a ditadura militar chamava de desaparecimento) de seu pai, o deputado cassado e engenheiro civil Rubens Paiva, e a luta de sua mãe, a advogada e ativista política Eunice Paiva, para descobrir a verdade sobre a morte seu marido.

Eunice teve que se reinventar depois do assassinato do marido. Antes uma dona de casa, estudou direito e passou a lutar pelas minorias, especialmente os índios. E lutou incansavelmente contra o regime militar. No livro, Marcelo relata que seu pai foi uma vítima da ditadura, enquanto sua mãe foi uma verdadeira inimiga.

O título do livro também remete a Eunice. Acometida pelo Alzheimer, Eunice tem pouca ou nenhuma lembrança de sua vida e de sua luta. O foco do autor é a vida da mãe depois do desaparecimento do pai, registrando memórias que ela não consegue mais lembrar.

É um livro comovente sem ser piegas, e obrigatório para aqueles ignorantes e/ou desavisados que sonham com a volta da ditadura. Esse período horrível da nossa história que nunca deveria ter acontecido. E que jamais pode tornar a acontecer.

 

 

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s