Tomates Verdes Fritos no Café da Parada do Apito

TVF

Feliz Ano Novo!!!!

Eu, como sempre, abandonando este pobre blog. Resolvi fazer resenhas de todos os livros que ler este ano, além últimos que li no ano passado. Então vou começar falando desse livro incrível que me deixou saudade quando acabei de ler.

Tomates Verdes Fritos no Café da Parada do Apito, foi um livro escrito por Fannie Flagg, em 1987, e serviu de base para o filme de mesmo nome, de 1991.

Em 1986, Evelyn Couch, uma mulher de meia idade, vai a contragosto visitar semanalmente junto com o marido, a sogra, que vive num asilo. Evelyn está com sobrepeso, entrando na menopausa, desgostosa com tudo e com todos. Numa das visitas ao asilo ela conhece Ninny Threadgood, uma simpática e conversadeira velhinha de 86 anos, que acaba conquistando sua amizade.

Ninny começa a narrar sua história de quando vivia na Parada do Apito, no Alabama, um dos estados mais pobres, repressivos e racistas dos Estados Unidos. Ela conta os acontecimentos do vilarejo e seus habitantes, destacando a amizade incomum entre Idge Threadgood, sua cunhada libertária e mulher à frente do seu tempo, e a doce e reservada Ruth Jamison.

Com a ajuda do pai de Idge, ela e Ruth abrem um café que fica famoso, não só por sua comida simples e gostosa, como pelo fato das duas não negarem um prato de comida a ninguém que estivesse com fome, seja branco, negro ou sem teto.

Um crime acaba acontecendo na cidade e só sabemos o desfecho dele nas páginas finais, o que vai aguçando cada vez mais nossa curiosidade.

Usando capítulos curtos, a autora vai alternando as épocas, (a década de 1980, onde a história se inicia; o período entre as duas Grandes Guerras, a Depressão norte americana) e cria um cenário único onde vários personagens coadjuvantes têm destaque.

A história central, o relacionamento de Idge e Ruth, é contada com delicadeza, apesar das repressões e ameças que elas sofrem. É a também sobre o resgate da identidade de Evelyn, que acaba se encontrando depois de ficar amiga de Ninny. É uma história sobre amor, amizade e quebra de convenções. E no final do livro tem várias receitas do Café da Parada do Apito, incluindo os deliciosos Tomates Verdes Fritos.

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s