O Fio da Trama

livro

O Fio da Trama, da Editora Tordesilhas, narra a trajetória emocionante das mulheres da família Pascolato, uma das maiores referências da moda no Brasil, desde os diários da matriarca Gabriella, passando por sua filha Costanza, até os depoimentos comoventes de suas netas, Consuelo e Alessandra.

A história começa com a jovem Gabriella Pallavicini na sua terra natal, Itália, e sua luta para ter uma formação acadêmica, numa época em que as mulheres eram criadas para serem apenas esposas, mães e donas de casa. Nessa primeira parte, denominada Alta Costura, Gabriella narra no diário seus desejos e frustrações; como conheceu seu marido Michele e a participação dele no partido de Mussolini; os períodos pré e pós Segunda Guerra Mundial; a fuga para o Brasil, com dois filhos pequenos.

Na segunda parte, Prêt-à-Porter, é Costanza que passa a narrar os acontecimentos, sua rebeldia, seus casamentos, tudo intercalado com depoimentos de suas filhas Alessandra e Consuelo.

O livro fala de perdas e danos, de recomeços, de frustrações e felicidades, casamento e divórcio, tentativas frustradas de gravidez, filhos, netos, drogas. Parece uma história de ficção, mas é tudo verdade. As autoras não douram a pílula e a narrativa é fluida e gostosa de ler. Apesar do livro ter quase 500 páginas, li em três dias. E para melhorar, a edição tem fotos maravilhosas.

O Fio da Trama é desses livros que, apesar da curiosidade com o desenrolar da história, dá pena quando acabamos de ler. Podia ter mais umas 200 páginas.

 

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s