Neuschwanstein

Eita blog abandonado! Ainda bem que não vivo disso.

Vocês já ouviram falar no Schloss Neuschwanstein, ou Castelo de Neuschwanstein? Ele fica na região da Bavária, na Alemanha e foi construído na segunda metade do século XIX por ordem do rei Ludwig II da Bavária, considerado insano por suas excentricidades. Apesar de não ser permitido fotografar seu interior, é um dos lugares mais visitados e fotografados da Europa e o cartão postal da Alemanha. Dizem que foi nesse castelo que Walt Disney se inspirou para construir o castelo da Cinderela.

O Neuschwanstein está  localizado nos arredores da cidadezinha de Füssen, a duas horas de Munique. É bem tranquilo chegar lá.

Os trens partem para Füssen da estação principal de Munique, a Munchen HbF. A estação é muito grande, então cuidado com o horário. Você pode comprar seu bilhete pouco antes da partida ou pela internet aqui. A viagem de trem dura aproximadamente duas horas. Não há lugares reservados nos trens regionais, então é bom chegar uns 15 minutos mais cedo para garantir bons lugares. E ir apreciando a paisagem no caminho.

Você consegue ver o castelo já no caminho para Füssen

Dá pra fazer um bate-volta Munique/Füssen tranquilamente e foi o que fizemos. Pegamos o trem por volta das 9 da manhã e já compramos o bilhete de volta para às 17h. Pra variar, choveu quase o dia inteiro. Foram as férias mais molhadas da minha vida.

Há um outro castelo nos arredores, o Hohenschwangau, e você pode visitar os dois castelos no mesmo dia. Optamos só pelo Neuschwanstein e só vimos o Hohenschwangau de longe. Por fora ele é bem bonito.

Castelo Hohenschwangau

Você não paga nada para passear pelos arredores do castelo. Mas para entrar a melhor coisa é comprar o bilhete através da internet. A visita é guiada, com hora marcada e dura meia hora, já que a maioria dos aposentos não foi decorada, por causa da morte precoce do seu idealizador, o príncipe Ludwig II. Os ingressos podem ser comprados aqui.

Chegando na minúscula estação de Füssen, você pega os ônibus 73 ou 78 e em menos de 10 minutos você descerá em Hohenschwangau/Castles. De lá você já vê a bilheteria e escolhe a fila de retirada ou de compra de ingresso.

Há três maneiras de subir até o castelo. A pé, numa caminhada que dura por volta de 40 minutos respirando o ar puro da montanha, de ônibus (1,80 euros pra subir e 1 euro pra descer) ou de charrete (6 euros pra subir e 3 euros pra descer). Nós queríamos ter subido a pé, mas como fazer isso com a chuva que não parava de cair e a estrada molhada e escorregadia? Até tentamos pegar o ônibus na subida, mas havia filas e filas de turistas. Resolvemos pegar a charrete pra subir, mas morri de pena dos cavalos.

A visita ao interior do castelo é dividida em grupos, e se você perder seu horário, perde o ingresso. É bom ficar atento. As salas decoradas do castelo foram inspiradas nas obras do compositor Richard Wagner, por quem o rei Ludwig era obcecado. Como já disse, infelizmente as fotos não são permitidas no interior do castelo.

Saindo do castelo tem alguns bares e restaurantes em volta, caso você queira beber ou comer alguma coisa. É uma delícia passear por ali, mesmo com a chuva. Nunca havia sentido um ar tão puro na minha vida. O cheiro é maravilhoso!

Cheiro de floresta
Completamente paramentada para um dia frio e chuvoso

Saindo do Neuschwanstein você caminha uns dez minutos até a Mariensbrücke, uma ponte de onde se tem a melhor vista do castelo. Apesar da chuva, estava lotada, mas a gente sempre consegue dar um jeitinho de tirar uma foto.

O castelo é lindo!

Resolvemos voltar para Füssen de ônibus e felizmente não precisamos esperar muito por ele. A viagem é rápida e fomos almoçar num dos vários restaurantes da cidadezinha, que por sinal, é uma gracinha.

Existem controvérsias quanto o Neuschwanstein ter inspirado o castelo da Cinderela, mas sem dúvida alguma, é um castelo de contos de fadas.

Abaixo mais algumas fotos.

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s