Salzburg – Dia 1

Salzburg foi um dos sonhos realizados na minha vida. Meu filme preferido de todos é A Noviça Rebelde, que foi filmado nessa cidade encantadora.

Saímos de Munique com o dia chuvoso, pra variar. Comprei a passagem de trem pela internet aqui, mas é tranquilo comprar na estação. São vários trens saindo de Munique para Salzburg todos os dias. A viagem dura cerca de 1 hora e 30 minutos.

A cidade de Salzburg está situada nos dois lados do rio Salzach, aos pés dos alpes austríacos e perto da fronteira bávara. O centro da cidade, com sua rica mistura de arte e arquitetura, foi considerado patrimônio Mundial pela Unesco em 1996. Além de ser a cidade onde foi filmado A Noviça Rebelde, Salzburg é a cidade natal de Wolfgang Amadeus Mozart, um dos meus compositores clássicos preferidos.

Chegamos na cidade perto de meio-dia e pegamos um taxi direto para o hotel. Ficamos no Salzburg Altstadthotel Kasererbraeu, situado em um edifício de 1342! Amo esses prédios antigos! O hotel fica situado no centro histórico, a 4 minutos a pé da catedral de Salzburg, 8 minutos a pé da casa onde nasceu Mozart e 12 minutos  a pé do Castelo de Hohensalzburg. É um hotel 4 estrelas com cara de 3, mas bem aconchegante e com funcionários atenciosos e ótimo custo/benefício. O endereço é Kaigasse 33, 5020 Salzburg, +43 662 842445.

Fachada do hotel. Foto da Wikipedia

Largamos as malas no hotel e fomos passear pelo centro. Salzburg superou as minhas expectativas. A cidade é belíssima! A catedral, com sua fachada magnífica e cúpula poderosa, representa o edifício barroco mais impressionante ao norte dos Alpes.

Catedral de Salzburg. Como o dia estava nublado, peguei essa foto da Wikipedia

Ela é tão linda por dentro quanto por fora. Tem cinco órgãos dentro da igreja. Fiquei imaginando todos tocando ao mesmo tempo. Deve ser maravilhoso ouvir. Acho som de órgão divino.

Não é maravilhosa?
Fazendo o reconhecimento da cidade, com o castelo Hohensazlburg acima.

Espremida entre a catedral e a Fortaleza Hohensalzburg está a pequena, mas bela Kaptelplatz. Antigamente o espaço era ocupado por um mosteiro pertencente à catedral. Ali tem um enorme globo dourado que atrai a atenção de quem passa. No topo do globo há um homem que olha fixamente para a montanha à procura de uma mulher. Dizem que ela está lá, escondida em uma gruta, mas confesso que não vi. A obra se chama Sphaera e é do escultor alemão Stephan Balkenhol. Na colina próxima você pode ver a fortaleza Hohensalzburg, o maior castelo totalmente preservado da Europa Central.

A fotógrafa cortou a cabeça do rapaz

Uma das praças mais lindas da cidade é a Resindenzplatz, um átrio maravilhoso onde fica a Residenzbrunnen, a fonte mais bonita de Salzburg.

Maria von Trapp passou por aqui.

Almoçamos no restaurante Camino Essbar, com comida típica local. Comi um Schweinsbraten (porco assado) com bolinho de massa Semmelknödel (um bolinho feito com pão) e salada de repolho. Estava bem saboroso. Depois que fui a esse restaurante, li umas críticas nada favoráveis a ele, falando principalmente do atendimento. Porem eu e minhas amigas fomos muito bem tratadas. Minha amiga Adrianinha ganhou até um pirulito do garçom, porque ela era “so sweet’. Achei o serviço muito bom. O endereço é Judengasse 10, 5020 Salzburg.

Meu almoço estava bem gostoso

Passeando pela cidade, encontramos a Goldgasse, uma rua que conecta a Residenzplatz com o Alter Markt (mercado velho). A via romântica recebe o nome de ourives e outros artesãos que já tiveram seus negócios lá. O Alter Markt, no centro histórico da cidade, ainda é um centro comercial urbano desde o século 13.

A cidade inteira é linda assim

Terminamos o dia no restaurante italiano Sto Bene Salzburg, onde saboreei um delicioso risoto. Apesar de ter gostado da culinária austríaca/alemã, não é o tipo de comida que consigo comer todos os dias. O Sto Bene fica no endereço Kaigasse 13, 5020 Salzburg, Áustria, bem pertinho do hotel.

Risoto com trufas e frango no Sto Bene. Delicioso!

Autor: dicasdamon

Meu nome é Mônica e adoro viajar, ler, assistir a filmes e séries e sair com os amigos. Adoro artes e amo a obra de Van Ghog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s